quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dois filmes, uma história

Quando em 12 de março de 2008 foi confirmada a informação de que a adaptação cinematográfica do livro Harry Potter e as Relíquias da Morte se daria em duas partes, a primeira reação dos fãs, possivelmente, foi se perguntar: "Onde será a divisão?".

Na verdade, faltando 05 meses para o filme, tal informação ainda não foi confirmada para os fãs [e espero que assim permaneça; seria ótimo saber disso apenas nos cinemas]. Porém, há alguns dias, o produtor David Heyman, em conversa com o Mugglenet, revelou que o ponto divisório de Relíquias da Morte foi, finalmente, decidido:
“O roteiro [da Parte I] foi escrito com um fim em mente. O primeiro rascunho foi escrito com um final e à medida que nós fomos desenvolvendo-o, ele caminhou para outra conclusão. Então nós voltamos em parte para o fim original porque nós sentimos que ele permitia uma conclusão mais emocional e que era mais completo, como estava. Mas nós adicionamos esta outra cena, que eu acho realmente fantástica – eu não posso contar a vocês onde é a divisão, desculpem – mas sinto que será incrivelmente dramática, muito comovente e fará as pessoas quererem assistir o próximo filme”.
Nas especulações dos fãs, tendo em vista os pontos da história com potencial para gerar uma divisão, as seguintes cenas são as mais cotadas:

a) Após a cena da destruição da horcrux-medalhão, com o retorno de Rony e Harry à cabana em que está Hermione;
b) Quando o trio é capturado pelos sequestradores e Fenrir Greyback;
c) Um pouco após a cena b), com o trio se dando conta que está na Mansão Malfoy;
d) No Chalé das Conchas, após a morte e enterro de Dobby.

Em nosso primeiro "Confabulando", vamos discutir: o que fala a favor e contra cada um dos pontos?

Cena a)

A favor: Espera-se que seja uma cena com grande potencial emotivo, pelo retorno do amigo que, como se sabe, estava fazendo grande falta para Harry e Hermione. Além disso, há um certo clímax próximo a este final, que é a corça prateada, o achado da espada de Gryffindor e a destruição da Horcrux.

Contra: Francamente, não acredito que o clímax gerado seja o bastante para ser o fim do filme. E mais, enfraquece este ponto o fato de que se o filme aqui encerrar, os espectadores sairão dos cinemas sem saber o que são as Relíquias da Morte, que dão título ao filme. Ao meu ver, este não é o final de RdM I.

Cena b)

A favor: Algumas entrevistas sugeriram este final. O usuário do HarryPotterForum que divulgou diversas informações do filme [são rumores, mas que se mostram verídicos a cada nova imagem de Relíquias que surge] também falou que o final na cena do sequestro é uma das hipóteses. Além disto, a cena ocorre um pouco depois do meio do livro.

Contra: Concordemos que não gera um clímax apropriado para o final: o trio está lá na cabana, Harry se encantando com as possibilidades que as Relíquias podem lhe trazer, quando fala o nome de Voldemort sem querer e os comensais surgem. Tá, eu sei que os produtores prometeram ótimas sequências de ação envolvendo o trio e os sequestradores. Ainda assim, não é nada "dramático" ou "muito comovente", nas palavras de Heyman. Descarto.

Cena c)

A favor: Praticamente, os mesmos motivos que contribuem positivamente para o ponto b). Além do fato de que vermos o trio entrando no quartel general dos Comensais da Morte deixaria tudo ainda mais tenso.

Contra: Isso teria que ser muito bem representado no filme para gerar a tensão necessária para um final. Nós, como fãs, com certeza iremos nos arrepiar com a simples visão da Mansão Malfoy [sabendo de tudo que aguarda o trio lá dentro], mas lembrem-se que nem todos leram o livro. Não é comovente. Para mim, fora.

Cena d)

A favor: Aqui será o final da primeira parte de Relíquias da Morte. E não, eu não estou indagando. Posso estar errado, mas aposto que será [inclusive, adiante, direi até a imagem que imagino ser a última cena da parte I].

O que fala a favor? Bem, é uma cena que se segue a uma sequência dramática e incrivelmente tensa, que é tudo que ocorre na Mansão Malfoy. Além disto, há a aparente superação de um obstáculo, com a posterior percepção da morte de Dobby. Como se não bastasse, no livro, é o ponto em que Harry decide como vai agir: se ele estava em dúvida se buscaria as Relíquias ou as Horcruxes, é aqui que ele toma sua decisão.

Além disso, se vocês pararem para pensar, nos últimos três filmes da série, o final tem sido sempre em um tom meio nostálgico, reflexivo. Em Cálice de Fogo, é o pós-morte de Cedrico, com a despedida das escolas estrangeiras. Em Ordem da Fênix, pós-morte de Sirius, com aquela mensagem do "algo por que vale a pena lutar". Em Enigma do Príncipe, pós-morte de Dumbledore, com o trio anunciando que vai partir junto. E em Relíquias da Morte parte I será Harry decidindo-se pelas Horcruxes, tal qual Dumbledore quis, pós-morte de Dobby.

Potencialmente dramático, comovente e, com certeza, fará as pessoas quererem ver o próximo filme.

Contra: Alguns afirmam que isto ocorre muito além da metade do livro, então pode ser que sobre "pouca história" para a parte II. Outros, que seria estranho começar o segundo filme já com uma cena de ação, que será o assalto ao Banco Gringotes. E se você tiver outro ponto contra, pode dizer aí nos comentários.

Conforme eu falei, sabe como imagino o final da parte I? Com esta imagem aqui:


Algumas fotos dos bastidores mostram que a cena acima não é do enterro de Dobby. Harry está com outra roupa no momento do enterro. Eu imagino que isto ocorra algum momento após o enterro, em que Harry vai lá visitar o túmulo do elfo... e fica lá, olhando para o túmulo, com a bela paisagem da praia e das dunas ao seu redor. Imagino uma trilha sonora triste... e então Harry se decide: vou em busca das Horcruxes; me envolvi com a história das Relíquias e olha no que deu? Dobby, que não tinha nada a ver com isso, está morto. Quantas vidas mais irão se perder por minha conta? Vou fazer o que Dumbledore mandou.

OK, não sei como estas reflexões poderão ser mostradas em tela; talvez possa ser que o Harry comente seus pensamentos com Rony e Hermione logo depois. Mas eu posso apostar que a parte I vai terminar em um momento triste e nostálgico mostrando o azul desta praia.

E se você duvida que a última cena do filme seria mostrada em um sneak peek, basta assistir alguns trailers de Enigma do Príncipe ou este featturete para notar que a última cena do sexto filme foi mostrada em trailer, sem que percebêssemos, naturalmente.

Não sei onde será o ponto divisório, mas estou praticamente certo sobre ele. Porém, espero que não confirmem nada até o lançamento do filme. Acho improvável, mas eu quero esta surpresa. E você, acha que eu estou errado?

7 comentários:

  1. Eu acho que você está absolutamente certo. Seria muita estupidez da parte da equipe do filme deixar pra matar o Dobby na parte II, uma vez que, se ela ocorrer no início do segundo filme, não teria uma carga emocional grande. Então, usa-se a fórmula de apresentar novamente o personagem, torná-lo cativante e , então, matá-lo. Não há outra maneira para funcionar.

    Até ontem, precisamente, eu ainda não estava seguro de que haveria dois filmes. Eu estava achando muito bizarro a falta de zelo com o que estão tratando as cenas do segundo filme, já mostrando Voldemort na floresta, o dragão de Gringotes, Hogwarts e sua proteção... bom, eu ainda acho bizzaro, ainda mais com o fato de que o teaser que tá chegando é das duas partes. é meio que uma propaganda enganosa se não revelar que haverá dois filmes, né. Afinal, nos dois últimos sneak peaks não tinha evidência de divisão, a não ser as datas no que foi lançado em dezembro - mas muita coisa pode ter acontecido desde dezembro e o povo podia ter mudado de idéia.

    Com a confirmação de que haverá dois filmes que veio hoje, eu fico mais tranquilo. Na verdade, acho que isso dá uma liberdade narrativa gigantesca para a segunda parte. Como há muitos flashes e revelações, eu começaria o segundo filme com a cena de Lílian, Petúnia e Snape ainda crianças (mesmo que seja muito provável de que a Petúnai criança sequer apareça). Eu msotraria a cena de Lílian e Severo se conhecendo, no mesmo parque que Harry costuma ir lá. Aí ele falaria "Você é uma bruxa" e a música aumentaria, no mesmo estilo de quando a cicatriz do bebê Harry brilha no primeiro filme. Ai apareceria o logo e já cortava pro Harry no Chalé das Conchas. Aí quando fossemos ver a cena completa, ficaria aquela sensação bacana de algo bem produzido hasuhsa Ahh, foda, como é bom sonhar haha *.*.*

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns. Você acaba de ganhar mais um leitor assíduo.

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente torço que o filme seja dividido após o enterro de Dobby. Acho que é o momento em que a história toma um rumo diferente, realmente se preparando para o final. Seria péssimo que acabasse com o trio chegando nos malfoy, aparecendo um continua no fim, aí na segunda parte, começa com uma ação sem sentido, já que ficará realmente meio sem sentido, e do nada o enterro de dobby, o povo chora e depois se esquece do que aconteceu para receber as novas instruções do rumo que a história vai tomar, com a cena em que olivaras conta sobre a varinha das varinhas e as relíquias da morte e tudo o mais. Não seria melhor acabar com o momento triste, a morte de dobby, alguma cena com o trio entrando no quarto de olivaras e dizendo algo do tipo: está na hora do senhor nos responder algumas coisas... sei lá, acho qeu ficaria uma divisão muito mais digna... :-)

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com você, acho que a cena adicional será logo após a morte de Dobby, algo no mesmo clima do fim dos outros filmes. Aquele tipo de cena que diz: "olha está tudo muito difícil, mas você tem amigos e tem que resistir".

    Talvez o final seja o trio falando frases de efeito (rsrs) e caminhando em silêncio por um lugar meio desolado, enquanto sobe a música de Desplat" (minha imaginação às vezes é fértil demais).

    Enfim, eu acho que a morte de Dobby é o ponto chave para a divisão. Discordo totalmente quando falam que ficaria pouca história para a segunda parte. RdM é um livro repleto de informações e só a batalha tem muita coisa a oferecer. E eu acharia muito bom se a parte 2 começasse com ação, são os momentos finais, em duas páginas do livro vários mistérios são resolvidos.

    Estou ansiosa para ver o resultado, mas também só quero matar minha curiosidades nos cinemas. E que novembro chegue logo! \o/

    Amei o post! *-*

    ResponderExcluir
  5. Concordo. Acho que tem que ser por aí mesmo, na morte do Dobby.

    E se RdM pt. II começar com uma ação de maestria digna de Cavalheiro das Trevas (ou Enigma mesmo) já terá funcionado muito bem o ritmo.

    ResponderExcluir
  6. A morte do Dobby é o único ponto de divisão que eu admito que fica realmente bom. Dos outros, alguns ficam ruins, e outros no máximo mais ou menos.

    Ouvi falar que o trio não seria capturado na floresta, mas na casa do Lovegood quando ele chama os comensais, e a decisão do Harry de procurar as Relíquias ficaria para depois, no Chalé das Conchas. Se for verdade isso, eu vou achar muito bom. Primeiro que evitaria a repetitividade de o Harry escapar de lá só para ser apturado alguns minutos depois, e também porque ressaltaria a traição do Xenofílio no desespero de ter a Luna de volta, enfim.

    A parte 2 poderia começar "relembrando" quais são as Relíquias, usando o diálogo do livro nessa parte em vez de na floresta.

    Em todo caso, aí tem a minha "defesa" de por que terminar nessa parte, o que é basicamente o mesmo que está sendo defendido no "cena d" também.

    http://mundosdesertos.blogspot.com/2010/05/sobre-divisao-de-reliquias-da-morte.html

    ResponderExcluir
  7. eu também acho que a divisão será no enterro de Dobby, não acho que fica pouca história para a parte dois do filme porque existe muita coisa para ser explicada e a batalha como é o fim da série deve ser uma cena muito extensa.

    ResponderExcluir