domingo, 20 de junho de 2010

Pottermaníaco ou Potteriano?

Olá! Assim como Luan, também fui convidada pelos amigos Flávio e Paty a postar aqui. Aceitei logo, pois o propósito do blog me atraiu de imediato, e eu não poderia recusar a chance de deixar os frascos com meus pensamentos à disposição de todos que quiserem mergulhar em nossa penseira!

Adianto logo que o texto (não muito extenso) que virá a seguir visa apenas lançar a idéia, assim cabendo ao leitor refletir sobre ele. Abordarei os termos "pottermaníaco" e "potteriano", buscando chegar a uma conclusão sobre o correto para referências a fãs de HP.

Sem mais delongas, boa leitura a todos. Aguardo seus comentários!


Você é um pottermaníaco ou um potteriano? Com certeza, em algum momento na vida, um fã de HP já se autodenominou com ambos os termos, às vezes por distração, às vezes por não saber qual o "correto", às vezes por os julgar sinônimos.

Segundo Houaiss, os significados de mania e maníaco são:

Mania: s.f. Hábito estranho, ridículo / Gosto levado ao extremo / Pscicopatol. Estado de superexcitação do psiquismo, caracterizado por exaltação do temperamento e desencadeamento de impulsos instintivos e afetivos / Fig. Mau costume, esquisitice".

Maníaco adj. Relativo a mania: delírio maníaco / -S.m. Indivíduo possuído de uma uma mania".

Já o sufixo -ano, com sua variante –iano, "tem um significado básico de “proveniência, origem”: doces serranos, autores italianos, monges tibetanos. Com o tempo, passou a indicar também a proveniência de uma idéia, a partir do nome de um autor ou de um movimento intelectual: sonetos camonianos, ideal republicano, igreja anglicana".

Agora, leitor, pense comigo: Harry Potter é uma série que, durante todo esse tempo, vem conquistando e trazendo cada vez mais fãs, que nos ensinou diversos valores, entrete, nos proporciona diversão e momentos de reflexão, nos dá amigos, e mais uma lista quilométrica de benefícios trazidos, que não escreverei aqui por não ser meu foco no momento (além de ser um tremendo clichê, diga-se de passagem). Um fã, ao afirmar que é fã da história de J.K. Rowling, fala com o orgulho e o sentimento dignos de algo que sempre fez parte de você; como se fosse algo que vem com você desde seu nascimento, uma característica sua.

Podemos dizer que "pottermaníaco" é uma denominação pejorativa, pois somente o fato de HP ser uma mania invalida todas as características da saga citadas acima. Sejamos sinceros, nada mais apropriado do que o sufixo -iano para demonstrar isso, uma vez que "potteriano" reflete algo intrínseco à pessoa! Não somos maníacos descontrolados e viciados em algo qualquer e prejudicial (exceto em casos de fanatismo exagerado, o que é outra história; afinal, o que nesse mundo não é prejudicial, se em excesso?!), somos potterianos!

Talvez todos tenhamos sido pottermaníacos, outrora, mas agora, felizmente, grande parte dos pottermaníacos de ontem constitui o fandom potteriano (e tão positivamente influenciado por HP, que esta é a origem do termo) de hoje. Você concorda com a distinção de termos?

20 comentários:

  1. Eu concordo! O problema é que ah também pessoas que achão o termo Potteriano perjorativo. não pelo significado da palavra em si. Mas pela rotulação. Dai fica dificil agradar a todos. Mas sempre me considerei uma Portteriana tanto q mantenho uma cominidade no orkut com esse nome, a Potterianos de Pelotas. Adorei o blog. o/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, confesso q já fiquei confussa por ver esses dois termos. Mas vc está d parabén!!! Me fez refletir e digamos que me "comvenceu" de q o termo certo é potteriano e n pottermaníaco. Adorei o seu artigo. Está de parabéns!!! "Podemos dizer que "pottermaníaco" é uma denominação pejorativa, pois somente o fato de HP ser uma mania invalida todas as características da saga citadas acima. Sejamos sinceros, nada mais apropriado do que o sufixo -iano para demonstrar isso, uma vez que "potteriano" reflete algo intrínseco à pessoa! Não somos maníacos descontrolados e viciados em algo qualquer e prejudicial" Amei mesmo. Espero realmente ler mais artigos seus. Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  3. Ahh eu tenho uma foto q eu tirei baseada nessa fan art. dah uma olhada: http://blue-fire-project.deviantart.com/art/Potter-stuffs-95196195?q=1&qo=1

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto!
    Acho que os momentos xiitas nunca levaram a nada (se bem que as discussões de shippers são toscas, mas divertidas kkk) e é mesmo um termo pejorativo, mas acredito que a maioria de nós usa sem nem notar, eu por exemplo.
    Mas concordo com você, é um habito que podemos mudar... ;)

    Parabéns pelo texto, Carol!o/

    ResponderExcluir
  5. Também concordo! \o/
    Acho que, ao pé da letra, é realmente algo negativo, mas a maioria usa sem distinção, acredito. Além do mais, é sempre bom chamar as coisas pelos nomes corretos que receberam, mesmo que sejam neologismos. Sem dúvida, potteriano soa melhor.

    Parabéns, Carol!
    \o/

    ResponderExcluir
  6. *-* Eu ajudeeei, eu ajudeeei *cantando*
    AUHSUASHUAHSHSUA

    Enfim, Carol, o texto ficou maravilhoso. Eu concordo totalmente com você, as palavras tem poder, portanto é importante saber o que nós estamos realmente falando. Mas como dificilmente vamos perceber isso, precisamos de pessoas como você que trazem e apresentam essa outra maneira de pensar. Sabendo o que significa cada termo cada um pode decidi o que quer usar.
    coluna muito boa, Carol \o/

    Ahh, eu queria aproveitar e parabenizar o blog. Tá ficando muito interessante (também, com uma equipe dessa... só podia ser da AP #phoda HUAHSUAHS). Esse é meu primeiro comentário 8-) Ainda não comentei em todas por preguiça e =X HAUHSUAHSA Mas prometo que vou comentar, tá?

    Parabéns pra Carol e pra toda a equipe do site. E estou ansiosa pra coluna do Dan \o/

    ResponderExcluir
  7. Adorei, nunca tinha pensado nisso!

    Sem dúvida, potteriano, devido a etiologia, parece ser o mais correto, mas não vejo tanto problema assim em usar o pottermaníaco, hoje é um termo usado normalmente pelos fãs, sem a conotação pejorativa atribuída no início.

    À primeira vista, "pottermaníaco" dá a impressão de ser algo ligado à algo passageiro, o que Harry Potter já provou que não é, mas acho que é uma expressão tão utilizada que atualmente parece-me apenas se referir aos fãs de HP, sem preconceitos. Mas como já disse Paty, é um hábito que podemos mudar, apesar de eu não ver tanta necessidade assim, possa ser que o fandom em geral enxergue de outra forma.

    Parabéns pelo post! É um tema novo e bem interessante de ser discutido! \o/

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo plenamente com a distinção e eu mesmo a utilizo. "Pottermaníaco" surgiu como uma denominação da mídia para tentar explicar aquele fenômeno explosivo que foi Harry Potter no começo da década.

    Felizmente, eles estavam enganados ao atribuir a palavra "mania" àquelas pessoas. Mal sabiam que a obra de J.K. Rowling deixa marcas, mesmo que não sejam visíveis. A saga nos influenciou de um modo que foi capaz de se integrar à nossa personalidade; pelo menos comigo é assim. Eu não sei como eu seria se não tivesse conhecido Harry Potter, lá em 2001.

    Por isso, eu concordo que, mais do que uma mania que não acaba, Harry Potter é um estilo de vida. Sou, pois, potteriano.

    ResponderExcluir
  9. Interessante o assunto, eu nunca tinha parado para pensar sobre isso....

    ResponderExcluir
  10. Ótimo texto Carol. E concordo com ele, em parte.

    Não creio que o termo "pottermaníaco" seja de todo pejorativo, pois, como você disse, mania pode ser apenas um "Gosto levado ao extremo" e não vejo isso como um problema, eu acho até que sou, além de potteriano, um pottermaníaco sim, ou alguém aqui nunca surtou com um novo produto? Com um novo trailer? Com novas edições seja lá do que for...

    Enfim, não tenho nada contra a nenhuma denominação e, mais uma vez, belo texto. Parabéns! *-*

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que não se pode levar o significado de maníaco ao pé-da-letra no caso de HP. Sei lá. Não vejo Pottermaníaco como algo ruim. Nunca parei pra pensar sobre isso mas, agora que pensei, acho que se trata de denominações que servem para fases diferentes. Pottermania seria aquela fase inicial, em que a pessoa "descobre" HP e passa a ser 'louco' pela história, pelas personagens, etc. Quer ter e saber tudo sobre a saga, a autora, os atores dos filmes... Já "Potterianismo" seria a fase mais calma do fã, já "acostumado", que já conhece melhor as coisas, não tem taaaanta necessidade de procurar saber o que acontece. Já sabe onde achar. (E SE vai achar, pois está sempre um passo à frente do pottermaníaco) O Potterianismo vem quando a pessoa "amadurece" a pottermania, quando HP faz parte da vida da pessoa de maneira mais tranquila, comum. (Não sei se entenderam essa parte, mas enfim...)
    O Potterianismo é um sentimento de "faço parte da história" ou de "HP faz parte da minha história". Sei lá. É assim que eu sinto.
    E como a pessoa aí de cima falou, acho que todo potteriano é um pouco pottermaníaco. Cada novidade, por menor que seja, reacende o foguinho da pottermania...

    ResponderExcluir
  12. Carol, nem preciso dizer nada, ficou sensacional UHASHUSAUHSA

    Sério, o texto ficou ótimo, nunca tinha parado pra pensar nisso exatamente...
    Gostei mesmo!!! Quero ver mais posts seus por aqui :D

    ResponderExcluir
  13. PS: O HP lá em cima sou eu, Júnior. É que super lesei na hora de comentar xD

    ResponderExcluir
  14. Legal a ideia do texto, gostei. Não vejo problemas nas denominações, acho ambas bem-vindas e, como disse a Kézia, hoje o termo não traz essa carga pejorativa. Transitória, talvez, o que não seria tão bom, mas não chega a me incomodar.

    Rafaela, adorei a foto, bastante criativa =D
    Interessante a visão da Nonitz, achei muito bem sacada essa coisa das fases.

    ResponderExcluir
  15. Carol, que excelente texto! Concordo com você, uma hora todos nós fomos pottermaníacos e hoje somos potterianos.
    Parabéns de novo!

    ResponderExcluir
  16. Muito legal Carol, o texto serve para que nós potterianos saibamos nossa verdadeira indentidade para que quando alguem perguntar o que somos respondermos "Somos potterianos"
    Em fim adorei a coluna vc é demais muito boa.(yn

    ResponderExcluir
  17. Não vejo problemas nas denominações, acho ambas bem-vindas e, como disse a Kézia, hoje o termo não traz essa carga pejorativa. Transitória, talvez, o que não seria tão bom, mas não chega a me incomodar. [2]
    Incrível como não tenho personalidade e doizo todo mundo aushuashaush
    Não vou dizer que o texto foi ótimo, porque senão você vai ficar se achando, Carol, e eu vou ter que aguentar /lixa [risca]mas foi[/risca]
    Sou potteriana e, em certos casos, pottermaníaca *vejo-me pulando e gritando na sala ao ver o trailer de RdM*

    ResponderExcluir
  18. Palavras com "maníaco" sempre me deixam com um pé atrás. Lembram-me pessoas de olhos grandes, loucas, viciadas, sem vida. Já Potteriano parece mais um estilo de vida, pessoas vestidas com os uniformes de Hogwarts, fãs saudáveis. Concordo absolutamente com tudo que você disse :D

    ResponderExcluir
  19. Texto BRILHANTE! Amei! Sendo assim, sou potteriana (é certo usar a palavra no feminino?)!
    Mil Bjs, parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  20. super explicativo, antes eu nem assistir o filme todo julgando ser tosco, por fugir da realidade mas agora irei assistir. parabéns por seu trabalho!

    ResponderExcluir