terça-feira, 15 de junho de 2010

Mais do que para ouvir, música feita para sentir

Fico feliz em anunciar que o Da Penseira ganhou um music player! Você pode encontrá-lo ali na barra lateral. A nossa playlist traz várias das belas e mais memoráveis faixas compostas para a trilha dos filmes Harry Potter. Experimente navegar no blog apreciando as músicas disponibilizadas.

"Apreciando", sim. Se você não é fã de trilhas sonoras, se não presta tanta atenção assim nelas durante um filme, eu lhe digo: a música para um filme é como a alma para um corpo. Não estou insinuando com isso que o cinema mudo é indigno, mas fica impossível imaginar uma película atualmente sem o conjunto imagem e som, sem o efeito singular que uma trilha sonora bem produzida proporciona.

Uma cena sem trilha sonora ou com uma música diferente pode transmitir uma sensação distinta, outro significado, outra emoção. A trilha é importante porque, mesmo que você não perceba, é capaz de dar o clima, a tensão, necessários para a composição da sequência e para expressar aquilo que o diretor quer.

Felizmente, Harry Potter é bem provido por trilhas sonoras de qualidade. Os compositores que passaram pela saga são: John Williams (responsável por Pedra Filosofal, Câmara Secreta e Prisioneiro de Azkaban), Patrick Doyle (Cálice de Fogo), Nicholas Hooper (Ordem da Fênix e Enigma do Príncipe) e Alexandre Desplat (Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte I). Especula-se que John Williams voltará para a parte II do sétimo filme, mas, a depender dos resultados produzidos por Desplat, pode ser que este acabe compondo a trilha também do último filme da série.

Sobre compositores, só um adendo: você sabia que a trilha do segundo filme não é, de toda, mérito do John Williams? Os temas foram compostos por John, mas devido ao fato de estar trabalhando em um filme de Steven Spielberg (Prenda-me, se for capaz), o compositor Williams Ross foi contratado para adaptar e conduzir os temas de Câmara Secreta. Talvez isto justifique o que li recentemente por aí: "John Williams não dá a devida atenção para Harry Potter". Você concorda?

Mas, enfim, este post não se propõe a analisar as trilhas. Isto ocorrerá posteriormente, não se preocupe. A minha proposta é apenas esta: aprecie trilhas sonoras; sem moderação. São músicas que podem falar contigo, de tão expressivas que são. Você pode encontrar trilhas que expressem a felicidade que você sente, ou ainda a tristeza, a saudade, o triunfo, a decepção. Não desista de procurar, há uma música feita para você, que vai lhe fazer sentir arrepios e pensar "Caramba, esta é a minha música".

Por ora, em nossa playlist, sinta-se livre para: desde conhecer a música que expressa a pureza e inocência mágica dos primeiros Harry Potter até voar em um hipogrifo ou dançar como um.

Depois, responda-nos: qual a sua faixa favorita? Qual seu compositor favorito (dentro e fora da série)? Nós esquecemos alguma música? Diga-nos qual.

P.S.: Em breve, adicionaremos algumas músicas de Alexandre Desplat para que vocês conheçam os trabalhos anteriores do novo compositor da saga Harry Potter. Ah, e quem entende de html para blogs, se conhecer um player melhor do que este que utilizamos, pode sugerir nos comentários.

5 comentários:

  1. Gostei do post, Fláb's. ;)

    Para mim, a trilha sonora é uma parte indispensável em filmes e games, e pode fazer toda a diferença: Enqüanto uma boa trilha eleva a qualidade do filme em questão, más músicas podem reduzir a qualidade do mesmo, ainda que este seja bom. Na hora de avaliar um videogame, sempre considero a OST e a emoção que esta passa.

    Eu diria que, em Harry Potter, minha trilha favorita é (aposto que serei apedrejada por isso) a de Câmara Secreta, enquanto minha faixa preferida está na de Prisioneiro de Azkaban, A Window to the Past. Acho impossível ouvir àquela música sem chorar ou, no mínimo, se emocionar, e é nesses momentos que você pensa: "Foi realmente um homem que criou isso?! Não pode ser!", porque a música nos toca de tal maneira, e se encaixa tão perfeitamente nas cenas que até parece ter existido naturalmente especialmente para aquilo. Já, de um modo geral, curto muito as de Star Wars, Senhor dos Anéis, A Lista de Schindler, Kingdom Hearts e Final Fantasy, sendo as duas últimas de games, com a de KH composta por Yoko Shimomura e a maior parte de FF por Nobuo Uematsu.

    Já entre compositores, em HP, de longe, meu favorito é John Williams. Adoro o trabalho de Desplat, mas ainda não o vi em HP, so... Achei as trilhas do Hooper demasiado fracas, e a de Doyle é boa, porém não combina com o estilo da série.

    Sempre acho estranho quando falam que a trilha de CS é terrível e uma mera cópia da de PF, acho mega absurdo. Se você ouvir com atenção, verá que são poucas as faixas iguais, e a de CS tem um "clima" diferente, mais misterioso e tals.

    Minha compositora favorita é a japonesa Yoko Shimomura, além do JW, e ela compõe só pra games, dentre eles Kingdom Hearts, Legend of Mana e Super Mario RPG. Acho ela mega genial, músicas como The Other Promise (KH), Destati (KH), Forgotten Wings (Live a Live), The 13th Anthology (KH), Ruined Sparkling City (Legend of Mana) e Hometown Domina (LoM) me emocionam demais.

    Enfim, acho que eu poderia ficar aqui falando detalhadamente de cada trilha de HP e cada composição da Shimomura, mas ninguém vai ler mesmo XD

    ResponderExcluir
  2. Legal a ideia do player... uma trilha sonora pras leituras da penseira bem sacada.

    Acho que tem coisa demais do Hooper ali, algumas até chatinhas. Bota Sirius Deception, pelo menos =P Tem a do beijo Harry/Cho também... Do Doyle, tendo Harry in Winter fico feliz. Do John é um absurdo não ter aquela do Clube de Duelos, não lembro o nome. Mas no geral boas escolhas, embora não privilegie o melhor compositor -.-

    Também amo trilha sonora e entendo que ela adiciona muito mais à cena do que som de fundo. Ela dá o tom da narrativa, deve evoluir em função da dramaticidade, acompanhar o ritmo da imagem e conjugar o ritmo sonoro em função dele. Os clipes musicais em geral fazem o oposto.

    A minha favorita é a de tantos outros: A Window to the Past. O que o John faz nessa faixa é maravilhoso, mais do que ele havia feito no tema, que também me surpreende muito e emociona até hoje. O John deu o tom de Harry Potter nos cinemas, e esse é um dos motivos da série recair drasticamete depois do Cuarón. Não haveria presente maior do que a volta dele na Parte II de Relíquias. Não estou tão crente, mas eu ficaria maravilhado em saber que ele voltará.

    ResponderExcluir
  3. Pode-se dizer que um compositor que não dá a devida atenção nunca teria conseguido criar ua trilha tão rica e inventiva como a do Prisioneiro de Azkaban.

    Mesmo na Câmara Secreta, com a reciclagem de muita coisa do primeiro filme e ausência parcial do Williams, não dá para dizer que ele compôs no piloto automático, tendo um tema tão bom como o da Fawkes.

    ResponderExcluir
  4. "Prenda-me, se for capaz" é muito bom *-* /random

    Não sou uma das pessoas mais ligadas à trilha sonora. Mas isso é porque sempre estou TÃO ligada no filme, nas falas, nos atos das personagens, que acabo me perdendo. O máximo que consigo fazer é ouvir um tema e associá-lo à cena em que ele está presente.
    Por isso, não tenho preferência de algum filme de HP quanto a trilha sonora. A única que conheço melhor é a de EdP, mas acho que não seria justo classificá-la como minha favorita. Mas When Ginny Kissed Harry é muito linda *.*

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida, é impossível falarmos de cinema, sem ao menos citar as trilhas sonoras. As músicas são capazes de mudar toda uma atmosfera das cenas em que foram inseridas.

    Comecei a prestar mais atenção às sutilezas das trilhas sonoras há pouco tempo, mas antes mesmo de apreciá-las devidamente, elas já faziam parte da minha história. Por exemplo, passei a minha infância inteira ouvindo o tema do filme "Carruagens de Fogo" (era o sinal tradicional do colégio), sem saber da sua ligação com o cinema, durante um bom tempo.

    Em geral, sou péssima para lembrar de nomes, mas o meu compositor favorito sem dúvida é o John Williams, talvez por ser um dos que eu mais escutei. Ao falar de temas marcantes do cinema, seria impossível não citar Superman (que eu adoro), ET, Tubarão, Indiana Jones, Esqueceram de Mim, Star Wars, dentre tantos outros produzidos pelo mestre JW.

    Não posso deixar de falar também da trilha brilhante de Senhor dos Anéis! Acho que o nome do compositor é Shore (o mesmo de Eclipse, diga-se de passagem). Ouvir a trilha de SdA é uma experiência à parte e ao mesmo tempo totalmente conectado às emoções dos filmes, como poucas vezes eu senti.

    Algumas músicas são impossíveis de escutar sem lembrar imediatamente do filme,é o caso, por exemplo de "O Poderoso Chefão" ou de Réquiem Para um Sonho (obviamente, menos impactante que o primeiro exemplo, que é um ícone do cinema).

    E o que falar da parceria Danny Elfman e Tim Burton? Amo as trilhas dele.

    Muitas vezes ( a maioria delas) só descubro o nome do compositor, depois que vi o filme, é um hábito novo procurar saber mais sobre esses mestres.

    Voltando à HP, John Williams sempre será o meu favorito, tanto que eu queria ouví-lo novamente nessa reta final, mas eu gosto muito do trabalho do Desplat, apesar de ter escutado pouco. Dele destaco "O Curioso Caso de Benjamin Button". Também gostei de "O Fantástico Senhor Raposo" e Lua Nova (por que não? rsrs)

    Eu tenho certeza que Desplat fará um ótimo trabalho em Harry Potter. Não faz sentido mais chamarem JW para a segunda parte. As duas partes precisam ter uma sintonia, e a trilha também serve para fazer essa conexão. Minha primeira opção seria o JW, mas confio no talento de Desplat *-*

    Novamente, parabéns pelo blog! =D

    ResponderExcluir