terça-feira, 20 de julho de 2010

Hoje, celebramos o nobre sentimento que é a amizade

Se tem uma coisa que eu valorizo demais são meus amigos, são as amizades conquistadas. Pode parecer clichê dizer isso, mas os amigos são mesmo a família que pudemos escolher. Tenho amigos de infância, tenho boas amizades mais recentes, tenho inúmeros amigos virtuais; e sou feliz por isto. Por poder contar com eles, mesmo que eles não saibam o quanto.

Já que eu não conseguiria expressar tão bem a importância de amigos em minha vida, e poderia até soar piegas, deixo com vocês um texto bastante conhecido de Vinícius de Moraes, mas que já teve relevância em minha vida e, em minha opinião, é um dos mais belos sobre a amizade. Leia na extensão e compartilhe seus pensamentos conosco.

Este post vai especialmente para meus amigos do interior do RN (MK4), para os Aluados, para Alan Cidrão e para meus bons e loucos amigos da Armada Potterish.

P.S.: Hoje é um dia legal para você ouvir duas músicas através do nosso player ali ao lado. Ouça: Reunion of Friends, da trilha sonora de Câmara Secreta (John Williams) e The Friends, da trilha de Enigma do Príncipe (Nicholas Hooper).

Amigos
Por Vinícius de Moraes

Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.

A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outro s afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências...

A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles.

Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.

Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure.

E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.

Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado.

Se todos eles morrerem, eu desabo!


Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.

E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.

Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.

Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer...

Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!

A gente não faz amigos, reconhece-os.

5 comentários:

  1. Amei o post, Fláb's!

    O texto do Vinícius que você escolheu é lindo mesmo, realmente expressa, e muito bem, tudo que sentimos por um verdadeiro amigo.

    Agora eu mesma direi algumas coisas. Talvez seja muito emo, porque não sei lidar direito com isso, mas enfim. É o que eu sinto mesmo, e, já que não tenho capacidade pra escrever algo como o Vinícius...
    _

    Quando digo que tenho amigos que sequer nunca vi o rosto pessoalmente, tem gente que ri, duvida ou então pergunta: "E se for um maníaco da internet?". Idiotice. E aí eu me toco que, apesar de provável, é raro laços de amizade TÃO fortes surgirem na internet, e é preciso vivenciar pra acreditar.

    Ainda me lembro do surgimento da Armada Potterish, e até mesmo da pré-AP, que foi onde as amizades realmente começaram a se formar. Não acredito que uma pessoa olhe pra uma pessoa e diga: "Essa vai ser minha amiga"/"Essa não vai ser". Olhamos pra alguém, simpatizamos (ou não) e aí, com a convivência, conhecemos esse alguém e dizemos "Esse É meu amigo". E, apesar de TODA a AP ser muito importante pra mim, devo confessar que apenas um pequeno grupo (dentre o qual estão o resto da equipe desse blog, inclusive =D) tem um significado especial mesmo. Aqueles que fico triste por não poder sair junto, abraçar (faço esse sacrifício por vocês, kkkkk)... essa espécie de contato me faz MUITA falta. Eu gostaria de poder fazer com vocês o que faço com meus outros amigos.

    Como dito anteriormente, não sei lidar direito com essas coisas, e esse é justamente o motivo pelo qual não digo pra essas pessoas que as amo. Mas, pra mim, quem eu amo sabe, e eu sei quem me ama, e, convenhamos, você poder sentir isso é bem melhor do que simples palavras, certo? Mesmo que ouvir isso de alguém importante pra você seja muito bom. ;)

    AMO MUITO VOCÊS!

    (não citei nomes pra não deixar minhas preferências claras demais HEUAEHAUEHAUEHAUHEAUHEAUEHAUHE Se bem que lá no Tópico Emo elas estão mais visíveis do que nunca, mas enfim...)

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Flafla! *-*

    Feliz dia do amigos, APshianos!
    AMO MUITO VOCÊS! ♥ [2]

    ResponderExcluir
  3. esse texto é mesmo incrível.. e sempre lembro dele quando vejo as nossas montagens aluados (by Flávio).. é fato, amigos são para sempre, mesmo com a distância.. amigos são a família que podemos escolher, ou melhor, reconhecer.. os aluados fazem parte da minha história e são meu maior alicerce..
    amoo *-*

    ResponderExcluir
  4. "A gente não faz amigos, reconhece-os."
    Para mim é aí que está a diferença! Sempre sofro em dias como esse, porque não sei dizer "Feliz dia do amigo" a qualquer um que não seja amigo de verdade.
    Para mim a palavra "amigo" é muito banalizada hoje em dia, bem como o "eu te amo", então aparece-me um milhão de amigos no dia de hoje, mas que para mim são inícios de amizade ou mesmo colegas e acabo magoando pessoas que eu não sabia que me consideravam tanto, porque enxergam a amizade como algo bem mais limitado do que eu vejo.A esses não amigos só posso pedir desculpas, e ser sincera como é meu costume.

    Mas aos amigos de verdade eu devo minha vida de várias formas, são pilares da minha existência e como bem diz o texto, a maioria nem sabe que são amigos, porque me ajudavam e me salvam diariamente sem nem perceber. Aí está a graça das verdadeiras amizades para mim, elas existem sem retorno, sem conhecimento do outro, as vezes você será amigo de alguém que te vê mais como um colega, mas você sabe os motivos de considerar amigo e são esses motivos, essas escolhas arbitrarias que realmente importam.

    Aos meus amigos só posso mesmo agradecer por tudo e sem pedir reciprocidade, pois o coração não tem controle sobre isso! E como bem diz a música tema de Toy Story: "amigo seu é coisa séria pois é opção do coração"

    Lindo post, Flab's! =]

    ResponderExcluir
  5. Lindo teu blog ! Gostei demais! Se puder passa lá em casa http://sindromemm.blogspot.com

    ResponderExcluir